TPE FCC – Elastômeros termoplásticos
O TPE FCC pertence a família de Elastômeros Termoplásticos cuja fase elastomérica está composta por borracha SEBS (Estireno-Etileno-Butileno-Estireno) e a fase plástica geralmente é poliolefina.
A fase plástica permite transformar o TPE FCC de forma simples e econômica, utilizando a tecnologia típica dos materiais termoplásticos, além de ser totalmente reciclável. A fase elastomérica proporciona ao material as propriedades elásticas e as baixas durezas que caracterizam a borracha.
A natureza química saturada da borracha SEBS, livre de ligações duplas, proporciona ao TPE FCC as propriedades de resistência aos raios UV e agentes atmosféricos, além de possuir boa resistência química
Entretanto, para algumas aplicações em que essas propriedades devam ser superiores, há possibilidade de aditivação do TPE FCC para que ele atinja resultados superiores.
O produto também é resistente à água, independente de temperatura e a produtos de limpeza. Por isso é bastante utilizado em peças que podem ou precisam ser lavadas. O TPE é na grande maioria dos grades 30% mais leve que o PVC e 40% menos comparado com a borracha vulcanizada.
APLICAÇÕES
AUTOMOTIVO
Painel e peles artificiais gerais, porta objetos, perfis, spoiler, marcos.
CONSTRUÇÃO
Guarnições para portas e janelas, guarnições hidráulicas simples e bi-injetadas.
ELETRODOMÉSTICOS
Guarnições magnéticas para geladeira, empunhaduras para eletro-utensílios, revestimentos para controles e botões.
ELETRÔNICO
Revestimento para telefones celular, painéis de comando, proteção para-choques para aspiradores.
ESPORTE e LAZER
Artigos para mergulho submarino (palhetas, bocais), empunhaduras para bastão de neve, botas de esqui.
SETOR ALIMENTICIO
Rolha sintética para vinho e licor, guarnições para recipientes para alimentos.
VARIOS
Empunhaduras para escova de dente, revestimento de frascos para perfumaria.
Adesão com outros materiais
TPE especialmente adaptado para a co-injeção e co-extrusão com polipropileno (PP). Também existem grades especiais para adesão com outros termoplásticos como: PA6, PA66, PC, ABS, PC/ABS, PMMA, PS, TPU, PBT, TPC-ET.
Processo de transformação
TPE pode ser utilizando em processos de injeção, extrusão, sopro, calandra e termoformagem. Geralmente não é necessário secagem antes da transformação, exceto para grades especiais.